Clique na imagem abaixo para selecionar o episodio e temporada!




Lucky!

Assistir Lucky! Online Gratis

A história convincente do azarão supremo, Bernie Ecclestone, e sua busca ao longo da vida para transformar o esporte que ele ama, a Fórmula 1, do perigoso passatempo de amadores ricos em um superesporte global rivalizado apenas pelas Olimpíadas e pela Copa do Mundo de Futebol. É também a história de um conflito fundamental cada vez mais visto em todos os aspectos da vida: o equilíbrio entre busca e dinheiro.

Os arquivos de “Lucky” são incrivelmente ricos, com imagens espetaculares que vêm desde os anos 50, incluindo o primeiro GP de F1 da história, em Silverstone, com a presença de Ecclestone. Como mandatário da categoria, Bernie era um homem de poucas palavras, mas, nesta docusérie, o inglês parece confortável para contar-nos sua narrativa, com insights às vezes hilários e outras tantas tristes.

Os primeiros episódios, que remontam aos anos 50, 60 e 70, inevitavelmente abordam várias mortes de pilotos. As inadequadas condições de segurança dos carros e pistas nos primórdios da F1 são tristemente familiares em meio à passagem dos anos e à perda de grandes nomes.

Mike Hawthorn, Peter Collins, Jochen Rindt, François Cevert, Gilles Villeneuve… Ecclestone fez sua parte ao brigar por melhores condições de segurança, particularmante quando assumiu o controle do esporte nos anos 80, colocando e empoderando o Dr Sid Watkins como supervisor médico da F1.

Assistir Lucky! Online Gratis

Em “Lucky”, Bernie está no seu melhor ao descrever negociações secretas, uma especialidade sua. Como é praticamente impossível ilustrar tais anedotas com imagens de arquivos, os produtores da docusérie adotaram a elegante solução de introduzir animações ao melhor estilo de histórias em quadrinhos, o que funciona surpreendentemente bem. Dito isso, é preciso destacar o trabalho de busca por imagens, com arquivos mostrando promotores de GPs entregando dinheiro a Bernie.

Não à toa, a série documental deve ter feito uma das maiores compras de arquivos de vídeos históricos da F1 de que se tem registro. Quanto a imagens de corridas, há verdadeiras pérolas, como visto em “Senna”.

Jean-Marie Balestre, presidente da ‘FIA’ nos anos 80, com quem Ecclestone disputava poder e que foi um dos ‘protagonistas’ de “Senna”, é uma vez mais fidedignamente retratado, ‘contracenando’ com Bernie em cenas de humor requintado.

Além disso, os produtores se desafiaram ao colocar Ecclestone como o ‘narrador’ da série, de modo que a história é vista inteiramente sob sua ótica. Outras figuras icônicas da F1 têm sua visão retratada, mas apenas mediante rápidas passagens baseadas em entrevistas contemporâneas.

Lendas da ‘antiguidade’, Graham Hill e Colin Chapman aparecem em registros de seu tempo. De qualquer forma, tudo funciona muito bem. Para os principais elementos de storytelling, Ecclestone aparece em um cenário ‘brilhoso’, todo branco, olhando diretamente para a câmera.

Seu rosto está iluminado, então todos os contornos são visíveis. Sem ter onde ‘se esconder’, a face conta uma ‘história paralela’: há emoção, algum arrependimento, muito humor e momentos irônicos de ‘acerto de contas’.